+Dor no Pé e Tornozelo

Você passa um tempo enorme usando os pés todos os dias e, se tem dores nos pés e tornozelos, sua vida pode sofrer um grande impacto. Você pode ter pavor e agonia ao subir escadas, caminhar um quarteirão até o trabalho ou até mesmo dirigir um carro. A dor no pé e no tornozelo pode ter causas diferentes, mas podemos te ajudar a retomar sua vida.

Foi comprovado que a fisioterapia ajuda na reabilitação das extremidades lesionadas, além de proporcionar alívio para dores agudas e crônicas. Solicite uma consulta com um de nossos fisioterapeutas e saiba mais sobre como nossos serviços podem beneficiá-lo!

Por que tenho dor no pé ou no tornozelo?

Seus pés e tornozelos são estruturas mecânicas complexas que devem trabalhar juntas em harmonia para funcionar no nível ideal. A articulação do tornozelo consiste em três ossos que devem interagir corretamente entre si, juntamente com os vários tecidos conjuntivos que mantêm a montagem da articulação unida.

O pé é ainda mais complexo, contendo aproximadamente 2 dúzias de ossos, 30 articulações e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. Por causa de todas as estruturas complicadas que compõem seus pés e tornozelos, a dor nessas áreas é uma aflição muito comum.

Uma lesão no pé ou no tornozelo pode resultar em dor tão intensa que você evita diminuir o peso. Isso deixa você com apenas duas opções; pulando, arriscando ferir o outro pé, ou pior, ficar preso em uma cadeira, incapaz de ir a qualquer lugar e cuidar de si ou dos outros. Mesmo uma dor leve pode causar limitações físicas à sua vida diária e sobrecarregar as pessoas ao seu redor.

Que condição pode estar causando dor no pé ou no tornozelo?

A dor no pé e no tornozelo pode ocorrer subitamente devido a uma lesão aguda ou pode se desenvolver ao longo do tempo em relação a uma condição crônica subjacente. Existem várias causas comuns de dor no pé e no tornozelo, incluindo:

Tensões e distensões

Uma tensão ocorre quando um músculo ou tendão é alongado, enquanto uma entorse ocorre quando um ligamento é alongado demais ou rasgado.

Artrose

A artrose é uma condição inflamatória comum que afeta as articulações e resulta em dor; os tipos mais comuns, incluindo osteoartrose e artrite reumatóide. Ambos podem afetar bastante as articulações do pé e do tornozelo.

Fraturas

Uma fratura ocorre por força excessiva ou trauma no osso, fazendo com que ele se quebre ou quebre completamente. Uma fratura no pé ou no tornozelo pode resultar em semanas de inatividade para garantir a cura adequada.

Tendinite

A tendinite ocorre devido ao uso excessivo dos tendões, causando inflamação por um longo tempo.

Bursite

A bursite ocorre quando os tendões se esfregam contra as bursas ou bolsas, causando irritação e desconforto.

Arcos caídos

Seu pé contém vários tendões que trabalham juntos para formar seu arco. Quando os tendões se juntam corretamente, o pé forma um arco adequado. No entanto, quando os tendões não se juntam adequadamente, o pé forma um arco muito pequeno ou nenhum arco. Isso é chamado de "arco caído" ou "pé chato" e pode causar dor ou desconforto com o tempo.

Fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação no tecido conjuntivo na parte inferior do pé. Isso pode ocorrer devido ao uso excessivo agravado, como postura constante, postura inadequada ou calçados que não possuem suporte adequado do arco.

Síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do tarso ocorre quando o túnel do tarso (o nervo que corre do tornozelo ao pé) fica comprimido e inflamado.

Como a Fisio Premium Fisioterapia me ajuda a encontrar alívio?

Se você está sofrendo de uma lesão aguda ou condição crônica no pé ou no tornozelo, você encontrará alívio conosco. Nossos fisioterapeutas realizarão um exame completo para confirmar o que está causando sua dor e, em seguida, criarão um plano de tratamento personalizado especificamente para você.

Seu plano de tratamento normalmente inclui uma combinação de técnicas de terapia manual prática especializada ou massoterapia de nossos massoterapeutas, exercícios e alongamentos licenciados para restaurar a mobilidade das articulações, melhorar o equilíbrio e fortalecer os músculos do pé e do tornozelo. Seu plano de tratamento também pode incluir exercícios em um quadro de equilíbrio, bem como outros serviços especializados.

Faremos todo o possível para aliviar sua dor rapidamente e aumentar sua circulação. Também avaliaremos e recomendaremos mudanças no estilo de vida ou calçados ortopédicos para evitar mais problemas no futuro.