AGENDE SUA CONSULTA VIA WHATSAPP

+Dor no Ombro

A dor no ombro pode ser de várias formas - pode aparecer quando você levanta o braço ou quando está tentando encontrar uma posição confortável para dormir sem sentir uma dor chata no ombro e no pescoço.
Pode aparecer como resultado de uma lesão, fazendo com que você sinta que seu ombro está imóvel. A gravidade pode variar desde o desconforto temporário de um músculo puxado até o atrito agonizante de artrite osso a osso. Seja qual for o caso,  a Fisio Premium Fisioterapia dedica-se a oferecer modalidades naturais de gerenciamento da dor.

Por que tenho dor no ombro?

Seu ombro é capaz de realizar muitos feitos físicos e tem a maior variedade de todas as articulações do seu corpo. No entanto, com suas complexidades, também surgem as possibilidades de dor e desconforto. É uma articulação de "bola e encaixe", significando que a cabeça do osso do braço, ou "úmero", se encaixa perfeitamente no espaço correspondente na escápula ou na "escápula". As extremidades do osso são protegidas por uma espessa camada de cartilagem, protegendo os ossos de fricção.

Bolsas cheias de líquido chamados “bursa” também protegem os tendões da fricção contra os ossos. Os tendões ligam os ossos do ombro a um conjunto de ossos, conhecido como manguito rotador. Se algo der errado com os meandros que compõem a interação mecânica do ombro, pode resultar em dor.

O tipo de dor que você sente em seu ombro pode variar, dependendo do que está causando isso. A dor causada pelo impacto, por exemplo, geralmente ocorre quando você levanta o braço e começa em um determinado ponto da amplitude de movimento. A dor resultante de um ombro degenerado pode criar dores persistentes toda vez que você move o braço em determinadas direções. Lesões agudas podem resultar em dores repentinas e intensas que impossibilitam o movimento do ombro.

 

A causa mais comum de lesões no ombro…

O manguito rotador inclui os músculos e tendões ao redor da articulação do ombro. Às vezes, o manguito rotador pode ficar rasgado ou ferido, devido a movimentos aéreos repetitivos realizados em esportes (como tênis) ou trabalhos (como carpintaria). Aqueles que experimentam lesões no manguito rotador ou “ombros quebrados” geralmente relatam uma dor profunda ombro, fraqueza no braço, dificuldade em alcançar as costas e sono perturbado devido à dor. Na Fisio Premium Fisioterapia, nossos métodos naturais e não invasivos podem ajudar a aliviar a dor no ombro e curar a lesão no manguito rotador.

Embora as lesões do manguito rotador às vezes exijam cirurgia se forem suficientemente graves, há vários casos em que os tratamentos fisioterapêuticos podem funcionar tão bem (se não melhor) quanto a cirurgia. De acordo com a Associação Americana de Fisioterapia, “Um estudo recente da Finlândia afirma que, quando se trata do tratamento de lesões não traumáticas do manguito rotador, apenas a fisioterapia produz resultados iguais aos produzidos por cirurgia artroscópica e reparo cirúrgico aberto. ” Nesse mesmo estudo, um acompanhamento de 167 pacientes que receberam fisioterapia isoladamente pelas lesões do manguito rotador demonstrou que o tratamento conservador, como a fisioterapia, deve ser considerado o principal tratamento para essa condição.

Na Fisio Premium Fisioterapia realizaremos uma avaliação física e testes de diagnóstico para determinar se você realmente tem uma ruptura do manguito rotador e traçaremos um plano de tratamento personalizado com base nas necessidades do seu diagnóstico.

 

Você tem uma dessas condições?

As complexidades da articulação do ombro apresentam muitas oportunidades para condições causadoras de dor. Algumas das causas mais comuns de dor no ombro incluem:

 

Tendinite

A tendinite ocorre quando a articulação do ombro é excessivamente usada em geral devido às demandas de um trabalho trabalhoso, atividade aérea ou esporte. Além disso, a má postura é um dos principais contribuintes, pois isso altera as forças normais dos tendões e pode causar lesões no tendão. Isso faz com que os tendões sofram inflamação contínua, resultando em inchaço e impacto doloroso ao levantar o braço. 

 

Artrose

As duas principais formas de artrose que afetam o ombro são osteoartrose e artrite reumatóide. A osteoartrose ocorre quando a cartilagem na articulação do ombro experimenta "desgaste" significativo, geralmente devido à idade ou uso excessivo. A artrite reumatóide ocorre quando o sistema imunológico decide atacar as membranas ao redor da articulação do ombro, resultando em dor e inflamação. Ambos resultam em uma dolorosa perda de movimento, fraqueza nos músculos do ombro e dificuldade em realizar tarefas diárias normais.

 

Síndrome do Impacto

O impacto normalmente ocorre devido a movimentos anormais e rastreamento da cabeça do úmero quando você levanta o braço acima da cabeça. A dor geralmente ocorre quando você levanta o braço a 90 graus ou mais.

 

Ombro congelado

Também conhecida como "capsulite adesiva", o ombro congelado pode ocorrer se o seu braço estiver engessado ou estilingue por um tempo ou se você estiver acamado por um longo período de tempo. Além disso, existem algumas etnias mais predispostas, e as mulheres tendem a ter mais instâncias que os homens. É mais comum em mulheres entre os 40 e os 60 anos de idade. O ombro congelado resulta em uma dolorosa perda de movimento no ombro, com um aperto na articulação do ombro que limita severamente o movimento.

 

Ruptura do manguito rotador

O manguito rotador é formado por 4 músculos, tendões e tecidos moles que circundam a articulação do ombro. O trabalho do manguito rotador é orientar corretamente o movimento da articulação do ombro. Com lesões, uso excessivo, má postura ou até mesmo idade, o manguito rotador pode ser parcial ou completamente rasgado. Dependendo da gravidade e da situação, algumas vezes a cirurgia é necessária, mas muitas vezes os tratamentos fisioterápicos corretos podem ajudar a reduzir a dor e restaurar a força do manguito rotador para compensar a ruptura parcial. Se for necessária cirurgia, a fisioterapia é parte integrante da reabilitação para uma recuperação completa.

 

Como será um plano de tratamento para dor no ombro?

Os fisioterapeutas da Fisio Premium Fisioterapia são especialistas em movimento, treinados para identificar a causa de sua dor através de uma variedade de técnicas de diagnóstico. Durante sua avaliação, examinaremos sua amplitude de movimento, força, coordenação, seu histórico médico, mobilidade articular e mecânica de seu movimento articular.

A fisioterapia é uma maneira natural, fácil e confortável de encontrar alívio para a dor no ombro, sem a necessidade de drogas nocivas ou cirurgia invasiva. Nossos fisioterapeutas tratam uma série de condições em ombro e pescoço, onde os pacientes tem uma melhora e alívio em apenas poucas sessões.

Uma vez estabelecida a causa da dor no ombro, podemos criar uma combinação especializada de métodos de fisioterapia para gerenciar e aliviar a dor. A terapia manual suave ajuda a restaurar o movimento normal das articulações, facilita as restrições dos tecidos moles e promove a circulação, enquanto exercícios terapêuticos específicos restauram a força e a sequência correta de ativação muscular em torno da articulação do ombro. Por fim, ensinamos técnicas para aumentar sua força e impedir a recorrência de futuros problemas no ombro.

AGENDE JÁ SUA CONSULTA