+Dor nas costas e ciático

Se você está com dor nas costas, nádegas ou perna, podemos te ajudar a encontrar alívio. De acordo com a OMS, a dor nas costas é a dor mais comum relatada em todo o país, e um em cada quatro pessoas já teve dor nas costas nos últimos três meses.
Na Fisio Premium Fisioterapia, nossos fisioterapeutas tratarão seu problema pela raiz, proporcionando alívio duradouro. Em muitos casos, nosso tratamento é capaz de eliminar a necessidade de medicamentos, como opióides ou mesmo um procedimento cirúrgico invasivo. Se você sofre de dor nas costas ou ciático, solicite uma consulta conosco e obtenha o alívio necessário.

Tenho dor nas costas ou ciática?

Embora a dor nas costas e a ciática sejam semelhantes, elas ainda têm suas diferenças e geralmente são confundidas uma com a outra.

"Dor nas costas"

É um termo que pode ser causado por uma variedade de condições diferentes. Dor nas costas é encontrada especificamente na parte superior, média ou lombar. Por exemplo, você pode sentir dores nas costas devido a má postura, um acidente de veículo a motor ou uma lesão de elevação. O plano de tratamento que nossos fisioterapeutas estabelecerão para você, dependerá de como você desenvolveu a dor nas costas, além de sua localização exata e seu histórico médico passado.

A dor nas costas pode ser descrita como aguda, o que significa que é de curto prazo ou crônica, o que significa que é de longo prazo (geralmente com duração de três meses ou mais).

Ciática

A ciática é mais espalhada com dores radiantes no nervo ciático, que é o maior nervo do corpo. O nervo ciático começa na parte inferior das costas e depois se divide na base da coluna, estendendo-se até as nádegas, pernas e, finalmente, termina na parte inferior de cada pé. É altamente desconfortável, mas fácil de diagnosticar.

Quando o nervo ciático se torna comprimido ou irritado, causa uma sensação de "tiro", "picada" ou "queimação" na região lombar, nádegas, pernas ou pés. Também é possível ter radiculopatia, que é uma dormência radiante, formigamento, queimação ou dor aguda em uma parte específica da perna. Isso geralmente é associado a um disco herniado, ou aprisionamento do nervo nessa área, quando sai da coluna.

O que causa dor nas costas ou ciática?

A dor nas costas geral geralmente se desenvolve como resultado de uma lesão. Isso pode ser devido a movimentos repetitivos de esforço, como inclinar-se várias vezes ao longo do dia para pegar uma criança pequena ou um trauma mais grave e repentino, como um acidente de automóvel.

Condições subjacentes, como hérnia de disco, também podem causar dor imensa e radiculopatia na coxa, perna ou pé. A doença degenerativa do disco é uma condição comum à medida que envelhecemos, o que pode resultar em dores nas costas. Aqueles com essa condição geralmente relatam dores maçantes e doloridas na região lombar e têm dificuldade em permanecer em pé ou caminhar prolongadamente.

O nome técnico da ciática é "radiculopatia lombar". As pessoas que desenvolvem essa condição geralmente têm entre 30 e 50 anos de idade. Muitos tipos diferentes de lesões podem causar o desenvolvimento de ciática, incluindo artrose, esporões ósseos ou qualquer outra lesão que afete o nervo ciático.

Mais comumente, descobrimos que as pessoas perdem sua flexibilidade nos quadris e na pelve, o que faz com que os músculos glúteo e quadril fiquem mais tensos. Isso, por sua vez, altera a mecânica da coluna vertebral e comprime o nervo ciático à medida que viaja através desses tecidos.

Como será meu tratamento para dor nas costas ou ciática?

Os estágios iniciais do seu tratamento fisioterapêutico para dor nas costas ou ciática se concentrarão no alívio rápido da dor. Posteriormente, nosso fisioterapeuta expandirá seu tratamento para incluir o fortalecimento de seu grupo muscular principal com exercícios e alongamentos terapêuticos específicos. Isso ajuda a melhorar sua força e amplitude de movimento para evitar lesões na coluna. Nosso fisioterapeuta também fornecerá técnicas ergonômicas para cuidar da coluna durante as atividades diárias, como sentar em uma mesa ou dirigir.

Embora a dor nas costas possa ir e vir, é sempre importante tratá-la imediatamente. Caso contrário, pode levar a um movimento articular deficiente, fraqueza central e coordenação muscular fraca, o que pode levar a lesões indesejadas no futuro.
Dor nas costas e ciática são completamente tratáveis ​​através de fisioterapia. Nossos fisioterapeutas da Fisio Premium Fisioterapia criarão um plano de tratamento específico para você, com base em seu diagnóstico.

Para o tratamento da ciática, nossos fisioterapeutas implementarão trechos específicos das pernas em seu plano de tratamento para relaxar o nervo ciático. Isso restaura a saúde natural do nervo e reduz rapidamente os sintomas.